Nesta aula houve a nossa 2º
Atividade Avaliativa, sobre o texto : " Avaliação e Currículo", logo
depois de realizadas as atividades, debatemos sobre o texto. Abordamos a
questão da alta taxa de reprovação, que é a causa da distância entre os conteúdos
e a realidade do educando, o que acarreta uma mau desempenho na avaliação.
11/04/12:
Avaliação (A1)
18/04/12:
Entrega das provas e correção com toda a turma, sanando todas as dúvidas em relação ao conteúdo.
E depois o professor abordou sobre os "Componentes do Currículo".
Os componentes podem agrupar-se em quatro:
E depois o professor abordou sobre os "Componentes do Currículo".
Os componentes podem agrupar-se em quatro:
- sobre o que ensinar;
- sobre quando ensinar;
- sobre como ensinar;
- sobre o que, como e quando avaliar.
A análise dos
resultados esperados da aprendizagem dos alunos determina as atividades de
ensino/aprendizagem a realizar e os conteúdos a trabalhar (via de acesso pelos
resultados esperados). As características e a estrutura dos conteúdos
selecionados com base em seu valor formativo determinam as atividades de
ensino/aprendizagem a serem realizadas e os possíveis resultados da
aprendizagem (via de acesso pelos conteúdos). A via de acesso dos conteúdos foi
a alternativa dominante até a década de 50, momento em que, acusada de se
associar à educação tradicional, começou a perder terreno para a via de acesso
pelos resultados esperados. As atividades selecionadas pelo seu valor educativo
intrínseco determinam os conteúdos a trabalhar e os possíveis resultados da
aprendizagem.
25/04/12:
O
professor deu prosseguimento à aula referente aos “Componentes do Currículo”.
Diante da proposta de Gagné que revela que as atividades devem iniciar das mais
simples e para as mais complexas e a proposta de Ausubel que determina que as
atividades devam iniciar dos conceitos mais gerais em direção aos conceitos
mais complexos, uma seqüência descendente.
Tyler
identificou os componentes principais do currículo como: Finalidade (objetivo,
propósito), Experiências (relação dos conteúdos com o processo de
aprendizagem), Organização (métodos, recursos) e Avaliação. Destacou a
importância da avaliação no Projeto Curricular, pois por meio da avaliação o
professor pode proporcionar ajuda pedagógica às necessidades que foram detectadas
quando o aluno foi avaliado, além de poder comparar o resultado obtido com os
objetivos visados. A avaliação é divida em 3 tipos : Avaliação Inicial : faz um
levantamento dos conhecimentos prévios do aluno , podendo ser chamada de
diagnóstica. Avaliação formativa que é feita no decorrer do processo de
aprendizagem do aluno, avalia a forma que o aluno tem assimilado os conteúdos.
E por fim a Avaliação Somatória, avaliando o nível de aprendizagem dos alunos
comparando com os objetivos almejados.
No
fim da aula , o Professor Leandro trouxe algumas questões do Enade 2011, a fim
de avaliar e diagnosticar o nível de conhecimento que temos em relação a
disciplina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário