terça-feira, 5 de junho de 2012

Aulas do mês de Abril

04/04/12:
Nesta aula houve a nossa 2º Atividade Avaliativa, sobre o texto : " Avaliação e Currículo", logo depois de realizadas as atividades, debatemos sobre o texto. Abordamos a questão da alta taxa de reprovação, que é a causa da distância entre os conteúdos e a realidade do educando, o que acarreta uma mau desempenho na avaliação.

11/04/12:
Avaliação (A1)

18/04/12:
Entrega das provas e correção com toda a turma, sanando todas as dúvidas em relação ao conteúdo.
E depois o professor abordou sobre os "Componentes do Currículo".

Os componentes podem agrupar-se em quatro:
- sobre o que ensinar;
- sobre quando ensinar;
- sobre como ensinar;
- sobre o que, como e quando avaliar.
      A análise dos resultados esperados da aprendizagem dos alunos determina as atividades de ensino/aprendizagem a realizar e os conteúdos a trabalhar (via de acesso pelos resultados esperados). As características e a estrutura dos conteúdos selecionados com base em seu valor formativo determinam as atividades de ensino/aprendizagem a serem realizadas e os possíveis resultados da aprendizagem (via de acesso pelos conteúdos). A via de acesso dos conteúdos foi a alternativa dominante até a década de 50, momento em que, acusada de se associar à educação tradicional, começou a perder terreno para a via de acesso pelos resultados esperados. As atividades selecionadas pelo seu valor educativo intrínseco determinam os conteúdos a trabalhar e os possíveis resultados da aprendizagem.

25/04/12:

O professor deu prosseguimento à aula referente aos “Componentes do Currículo”. Diante da proposta de Gagné que revela que as atividades devem iniciar das mais simples e para as mais complexas e a proposta de Ausubel que determina que as atividades devam iniciar dos conceitos mais gerais em direção aos conceitos mais complexos, uma seqüência descendente.
Tyler identificou os componentes principais do currículo como: Finalidade (objetivo, propósito), Experiências (relação dos conteúdos com o processo de aprendizagem), Organização (métodos, recursos) e Avaliação. Destacou a importância da avaliação no Projeto Curricular, pois por meio da avaliação o professor pode proporcionar ajuda pedagógica às necessidades que foram detectadas quando o aluno foi avaliado, além de poder comparar o resultado obtido com os objetivos visados. A avaliação é divida em 3 tipos : Avaliação Inicial : faz um levantamento dos conhecimentos prévios do aluno , podendo ser chamada de diagnóstica. Avaliação formativa que é feita no decorrer do processo de aprendizagem do aluno, avalia a forma que o aluno tem assimilado os conteúdos. E por fim a Avaliação Somatória, avaliando o nível de aprendizagem dos alunos comparando com os objetivos almejados.
No fim da aula , o Professor Leandro trouxe algumas questões do Enade 2011, a fim de avaliar e diagnosticar o nível de conhecimento que temos em relação a disciplina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário