terça-feira, 5 de junho de 2012

Diversidade e ética


Não há como negar que a diversidade está presente em diferentes contextos, um deles que podemos destacar seria o contexto educacional. Diferentes valores, crenças, identidades, tornam-se um desafio ao professor de todos os níveis e modalidades, que realizam práticas curriculares variadas.

Em seu texto “O que é educar?” Gilkovate afirma que: “Para que possamos ser educadores firmes, é necessário estarmos de posse de um conjunto de valores claros, acreditarmos firmemente neles e transmiti-los aos que nos sucederão nas tarefas substanciais da vida em sociedade”, segundo o trecho é necessário que o professor  tenha em posse valores claros que serão transmitidos aos alunos , tornando-se assim um educador firme , mas como trabalhar a questão dos valores, visto a grande diversidade presente em sala de aula ?

Um dos grandes embates existentes ao se trabalhar com a diversidade é presença do etnocentrismo, é quando o individuo supervaloriza a sua cultura em relação à outra, para evitar que tal prática esteja presente em sala de aula, o professor deve ter ciência de que atua em um âmbito constituinte do campo ético, portanto, ao se trabalhar valores, é necessário que estes valores estejam atrelados a ética, que segundo Marilena Chauí é universal do ponto de vista da sociedade, universal, pois os valores pertencentes a ética são impostos a todos os membros da sociedade.

Valores como igualdade, tolerância, integridade, cidadania e responsabilidade coletiva são alguns que se fazem presente em toda a sociedade, pois são valores éticos. E o professor deve trabalhar a inserção destes valores em sua prática curricular, tornando a diversidade um processo de humanização.

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