Não há como negar que a diversidade está presente em diferentes contextos, um deles que podemos destacar seria o contexto educacional. Diferentes valores, crenças, identidades, tornam-se um desafio ao professor de todos os níveis e modalidades, que realizam práticas curriculares variadas.
Em seu texto
“O que é educar?” Gilkovate afirma que: “Para
que possamos ser educadores firmes, é necessário estarmos de posse de um
conjunto de valores claros, acreditarmos firmemente neles e transmiti-los aos
que nos sucederão nas tarefas substanciais da vida em sociedade”, segundo o
trecho é necessário que o professor
tenha em posse valores claros que serão transmitidos aos alunos ,
tornando-se assim um educador firme , mas como trabalhar a questão dos valores,
visto a grande diversidade presente em sala de aula ?
Um dos grandes
embates existentes ao se trabalhar com a diversidade é presença do
etnocentrismo, é quando o individuo supervaloriza a sua cultura em relação à
outra, para evitar que tal prática esteja presente em sala de aula, o professor
deve ter ciência de que atua em um âmbito constituinte do campo ético,
portanto, ao se trabalhar valores, é necessário que estes valores estejam
atrelados a ética, que segundo Marilena Chauí é universal do ponto de vista da
sociedade, universal, pois os valores pertencentes a ética são impostos a todos
os membros da sociedade.
Valores como
igualdade, tolerância, integridade, cidadania e responsabilidade coletiva são
alguns que se fazem presente em toda a sociedade, pois são valores éticos. E o
professor deve trabalhar a inserção destes valores em sua prática curricular,
tornando a diversidade um processo de humanização.
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