O
primeiro dia de aula foi destinado a apresentações tanto do professor como os
alunos. O professor mostrou o plano de ensino e explicou o que iríamos abordar
na disciplina: “Currículo e Diversidade”.
No
segundo horário foi realizada uma dinâmica, em duplas cada um deveria
apresentar o seu colega e falar o que ele achava que era o currículo. Nesta
aula ninguém da turma deu uma definição precisa e correta sobre o Currículo.
15/02/12:
O termo currículo surge, na literatura educacional, no
início do século XX, nos Estados Unidos, quando a industrialização toma impulso
e a necessidade de mão-de-obra industrial se impõe de modo definitivo.
Transformando o conhecimento em uma indústria, o operário e sua família já não
mais detêm o saber fazer, saber que foi fragmentado e distribuído entre as
várias "seções" da indústria. O “saber fazer” que era patrimônio
familiar, passa ao “poder fazer” industrial.
Foi aí que os primeiros estudos sobre o termo
currículo começaram a se estabelecer. Bobbitt foi quem iniciou as teorizações
de currículo, não é difícil identificar a influência da Teoria da Administração
Científica nas teorias de Bobbitt. Por outro lado, surgiram movimentos sociais
que contraditavam os pressupostos "industriais" e, de certo modo,
recusavam tal influência. Um deles é Dewey, pedagogo liberal e defensor da
Escola Nova, que não se centrava nos princípios da Administração Científica,
mas na experiência da cultura. Se Bobbitt entendia o currículo como um conjunto
de estratégias para preparar o jovem para a vida adulta; Dewey o compreendia
como o ambiente que era fornecido ao estudante para experenciar a vida mesma.
Dewey entendia o currículo como algo dado para o
professor e Bobbitt como algo dado para o aluno. O pensamento de Dewey, ao
contrario de Bobbitt, foi decisivo na construção do pensamento curricular
brasileiro.
Nesta aula aprendemos também que a trajetória do
pensamento curricular no Brasil não são nativas, mas estrangeiras e que teve
início na década de 1950.
Alguns conceitos:
- Escola Tradicional: currículo
é o grupo de programas educativos adotados por uma escola ou sistema.
- Escola Moderna: currículo é
entendido como o conjunto de todas as experiências do aluno sob influência da
escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário