terça-feira, 5 de junho de 2012

Aulas do mês de Fevereiro

08/02/12:

O primeiro dia de aula foi destinado a apresentações tanto do professor como os alunos. O professor mostrou o plano de ensino e explicou o que iríamos abordar na disciplina: “Currículo e Diversidade”.
No segundo horário foi realizada uma dinâmica, em duplas cada um deveria apresentar o seu colega e falar o que ele achava que era o currículo. Nesta aula ninguém da turma deu uma definição precisa e correta sobre o Currículo. 


15/02/12:

O termo currículo surge, na literatura educacional, no início do século XX, nos Estados Unidos, quando a industrialização toma impulso e a necessidade de mão-de-obra industrial se impõe de modo definitivo. Transformando o conhecimento em uma indústria, o operário e sua família já não mais detêm o saber fazer, saber que foi fragmentado e distribuído entre as várias "seções" da indústria. O “saber fazer” que era patrimônio familiar, passa ao “poder fazer” industrial.
Foi aí que os primeiros estudos sobre o termo currículo começaram a se estabelecer. Bobbitt foi quem iniciou as teorizações de currículo, não é difícil identificar a influência da Teoria da Administração Científica nas teorias de Bobbitt. Por outro lado, surgiram movimentos sociais que contraditavam os pressupostos "industriais" e, de certo modo, recusavam tal influência. Um deles é Dewey, pedagogo liberal e defensor da Escola Nova, que não se centrava nos princípios da Administração Científica, mas na experiência da cultura. Se Bobbitt entendia o currículo como um conjunto de estratégias para preparar o jovem para a vida adulta; Dewey o compreendia como o ambiente que era fornecido ao estudante para experenciar a vida mesma.
Dewey entendia o currículo como algo dado para o professor e Bobbitt como algo dado para o aluno. O pensamento de Dewey, ao contrario de Bobbitt, foi decisivo na construção do pensamento curricular brasileiro.
Nesta aula aprendemos também que a trajetória do pensamento curricular no Brasil não são nativas, mas estrangeiras e que teve início na década de 1950.

Alguns conceitos:
- Escola Tradicional: currículo é o grupo de programas educativos adotados por uma escola ou sistema.
- Escola Moderna: currículo é entendido como o conjunto de todas as experiências do aluno sob influência da escola.


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