Nesta aula
estudamos sobre “Os Fundamentos do Currículo”.
Entende-se o currículo como o projeto que preside as
atividades educativas escolares, define suas intenções e proporciona guias de
ação adequadas e úteis para os professores. Para isto, o currículo proporciona
informações concretas sobre o que ensinar, quando ensinar, como ensinar e
informações sobre que, como e quando avaliar.
É preciso levar em conta cada um
dos estágios do desenvolvimento cognitivo teorizado por Jean Piaget, são eles,
sensório-motor (0 a
2 anos), intuitivo ou pré-sensório-operatório (2
a 7 anos), operatório concreto (7 a 11 anos), operatório formal
(11 a 15
anos). Deve-se levar em conta o que o aluno é capaz de fazer e de aprender sozinho
(nível de desenvolvimento efetivo) e o que necessita da ajuda dos outros ou do
professor (nível de desenvolvimento potencial) a distância entre os dois níveis
citados chama-se zona de desenvolvimento proximal.
Para que a aprendizagem seja significativa é preciso que o
conteúdo seja significativo e também que o aluno esteja motivado a relacionar o
que aprende com o que já sabe, vale ressaltar a importância do uso dos
conhecimentos no cotidiano. Se, ao contrário, o aluno se limitar a memorizar,
sem estabelecer relações com seus conhecimentos prévios, estaremos diante da
aprendizagem repetitiva/mecânica (AUSUBEL).
Existem três fontes do currículo: progressistas,
essencialistas e sociólogos. Para Tyler, as três fontes são válidas, mas
nenhuma delas sozinha é suficiente.
Alguns conceitos importantes:
- Sistema educacional fechado: objetivos, conteúdos e estratégias são
previamente determinados, de maneira que o ensino é idêntico para todos os
alunos e as variações são mínimas; não há busca de conexão ou inter-relações
entre disciplinas; a única individualização possível refere-se ao ritmo de
aprendizagem.
- Sistema educacional aberto: importância às diferenças individuais e
ao contexto social, cultural e geográfico; não se enfatiza o resultado do
aprendizado, mas seu processo; incentivo a interdisciplinaridade; não existe
separação entre quem elabora o programa e quem aplica.
14/03/12:
Realizamos a nossa primeira atividade avaliativa em relação aos textos : "Currículo: Um instrumento educacional, social e cultural" e "Um grande desafio para o professor".Segue as questões abaixo :
1- Aborde a relação entre currículo e os desafios da sociedade.
2- Dentre os conceitos de currículo apontados qual o que chamou mais a sua atenção e por quê ? O que mudou, até o momento, acerca do seu entendimento sobre o termo "currículo".
3- Desenvolva um texto dissertativo, abordando os desafios para o professor, no que tange o currículo.
4- Aponte aspectos importantes sobre o texto : Currículo: um grande desafio para o professor".
21/03/12:
Nesta aula o professor Leandro explicou
o texto: “Currículo: Um grande desafio
para o professor”.
Estamos no período pós-moderno,
mas infelizmente as "escolas tradicionais" ainda predominam em nossa
época e juntamente com as escolas tradicionais encontra-se um sistema
educacional fechado, em que não há interdisciplinaridade, sendo o conteúdo
idêntico para todos, ou seja, o currículo deste sistema fechado consiste em uma
mera transmissão de conteúdos. E é esse um dos grandes desafios para o
professor, o currículo predominante já tem conteúdos e objetivos
pré-determinados, não se adequando as necessidades, ao tempo e as condições de
aprendizagem dos educandos.
O que se deve entender é que o
currículo é um dos recursos para o professor e é onde ele organiza os conteúdos
de acordo com as necessidades e ao contexto social dos educandos. Sendo o professor um dos
principais sujeitos da prática do currículo, ele deve participar efetivamente
da elaboração do mesmo, para que ele possa ajustar as diferentes experiências e
os diferentes ritmos produzindo uma aprendizagem significativa.
De acordo com Saviani são imensos os desafios para o
professor, e para enfrentá-los é preciso que o professor tenha domínio dos
fundamentos teóricos e históricos dos processos de elaboração e implementação
do currículo, mas também é necessária a melhoria das condições de funcionamento
das escolas e das condições de trabalho do professor.
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