terça-feira, 5 de junho de 2012

Aulas do mês de Março

07/03/12:

              Nesta aula estudamos sobre “Os Fundamentos do Currículo”.
            Entende-se o currículo como o projeto que preside as atividades educativas escolares, define suas intenções e proporciona guias de ação adequadas e úteis para os professores. Para isto, o currículo proporciona informações concretas sobre o que ensinar, quando ensinar, como ensinar e informações sobre que, como e quando avaliar.
É preciso levar em conta cada um dos estágios do desenvolvimento cognitivo teorizado por Jean Piaget, são eles, sensório-motor (0 a 2 anos), intuitivo ou pré-sensório-operatório  (2 a 7 anos), operatório concreto (7 a 11 anos), operatório formal (11 a 15 anos). Deve-se levar em conta o que o aluno é capaz de fazer e de aprender sozinho (nível de desenvolvimento efetivo) e o que necessita da ajuda dos outros ou do professor (nível de desenvolvimento potencial) a distância entre os dois níveis citados chama-se zona de desenvolvimento proximal.
          Para que a aprendizagem seja significativa é preciso que o conteúdo seja significativo e também que o aluno esteja motivado a relacionar o que aprende com o que já sabe, vale ressaltar a importância do uso dos conhecimentos no cotidiano. Se, ao contrário, o aluno se limitar a memorizar, sem estabelecer relações com seus conhecimentos prévios, estaremos diante da aprendizagem repetitiva/mecânica (AUSUBEL).
          Existem três fontes do currículo: progressistas, essencialistas e sociólogos. Para Tyler, as três fontes são válidas, mas nenhuma delas sozinha é suficiente.
         
          Alguns conceitos importantes:
- Sistema educacional fechado: objetivos, conteúdos e estratégias são previamente determinados, de maneira que o ensino é idêntico para todos os alunos e as variações são mínimas; não há busca de conexão ou inter-relações entre disciplinas; a única individualização possível refere-se ao ritmo de aprendizagem.
- Sistema educacional aberto: importância às diferenças individuais e ao contexto social, cultural e geográfico; não se enfatiza o resultado do aprendizado, mas seu processo; incentivo a interdisciplinaridade; não existe separação entre quem elabora o programa e quem aplica.

14/03/12:
Realizamos a nossa primeira atividade avaliativa em relação aos textos : "Currículo: Um instrumento educacional, social e cultural" e "Um grande desafio para o professor".Segue as questões abaixo :
     1- Aborde a relação entre currículo e os desafios da sociedade.
     2- Dentre os conceitos de currículo apontados qual o que chamou mais a sua atenção e por quê ? O que mudou, até o momento, acerca do seu entendimento sobre o termo "currículo".
     3- Desenvolva um texto dissertativo, abordando os desafios para o professor, no que tange o currículo.
     4- Aponte aspectos importantes sobre o texto : Currículo: um grande desafio para o professor".

21/03/12:
Nesta aula o professor Leandro explicou  o texto: “Currículo: Um grande desafio para o professor”.
Estamos no período pós-moderno, mas infelizmente as "escolas tradicionais" ainda predominam em nossa época e juntamente com as escolas tradicionais encontra-se um sistema educacional fechado, em que não há interdisciplinaridade, sendo o conteúdo idêntico para todos, ou seja, o currículo deste sistema fechado consiste em uma mera transmissão de conteúdos. E é esse um dos grandes desafios para o professor, o currículo predominante já tem conteúdos e objetivos pré-determinados, não se adequando as necessidades, ao tempo e as condições de aprendizagem dos educandos.
O que se deve entender é que o currículo é um dos recursos para o professor e é onde ele organiza os conteúdos de acordo com as necessidades e ao contexto social dos educandos. Sendo o professor um dos principais sujeitos da prática do currículo, ele deve participar efetivamente da elaboração do mesmo, para que ele possa ajustar as diferentes experiências e os diferentes ritmos produzindo uma aprendizagem significativa.
          De acordo com Saviani são imensos os desafios para o professor, e para enfrentá-los é preciso que o professor tenha domínio dos fundamentos teóricos e históricos dos processos de elaboração e implementação do currículo, mas também é necessária a melhoria das condições de funcionamento das escolas e das condições de trabalho do professor.


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