terça-feira, 5 de junho de 2012

Entrevista

Realizamos a entrevista com a professora, Adsara, formada em Magistério e em Pedagogia, ela atua como professora temporária do 5º ano do Ensino Fundamental. em uma Escola Pública.

1- O que você entende por currículo ?
Um instrumento útil para orientar a prática pedagógica do professor.

2- Na sua visão, o currículo pode ser entendido como um simples processo de transmissão de conhecimentos e conteúdos ? Justifique.
Não. O currículo deve buscar, além da transmissão do conteúdo a preparação do indivíduo para a sociedade.

3- Por que desenvolver o currículo é um desafio para o professor ?
Seguir o currículo é um desafio para o professor devido as diferenças existentes entre as localidades e a realidade vivenciada em sala de aula.

4- Como você vê a idéia do currículo escolar ser construído de maneira coletiva ?
Òtimo. A construção curricular deveria ser coletiva e pautada na realidade escolar vivenciada por professores e alunos.

5- De que forma o currículo é avaliado na escola onde você atua ?
È avaliado de forma que os conteúdos trabalhados em sala de aula busquem instrumentalizar o estudante para a transformação social.



Síntese: O currículo é um instrumento muito importante para o professor, pois o orienta e o conduz na prática dos conteúdos, visando a formação de um verdadeiro cidadão. Para colaborar com a formação de cidadãos, faz-se necessário que os conteúdos pré-estabelecidos no currículo tenham relação com a realidade do educando, por isso a elaboração coletiva do currículo é imprescindível para que sua prática seja fundamentada e significativa na realiade em que o aluno está pautado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário