terça-feira, 22 de maio de 2012

A influência do sistema de ensino no currículo


Para que haja uma aprendizagem significativa faz-se necessário que o currículo valorize os conhecimentos prévios do aluno, bem como a realidade dos mesmos, tornando-se sem dúvida um desafio para o professor e esse desafio torna-se ainda maior devido ao nosso sistema de ensino.
Segundo Saviani o sistema de ensino é definido como unidirecional, em que há preocupação apenas com o ensino ministrado na escola, distinguindo-se do sistema de educação, em que há contextualização e preocupação com a formação do cidadão. Por termos um sistema de ensino, onde o  currículo já é pré-determinado, não havendo uma relação de conteúdos com a realidade do educando, os professores são transmissores do conhecimento e os alunos apenas devem reproduzir aquilo que lhe é transmitido caracterizando-se como uma aprendizagem mecânica.
Para haver mudança, é necessário que esta ocorra primeiro no sistema educacional do Brasil, o sistema deve deixar de ter um caráter meramente administrativo e funcionar como seu significado literal: conjunto de partes interdependentes , onde todos participam e todos executam.Ocorrendo essa mudança, conseqüentemente refletirá no currículo das escolas brasileiras, levando-as a entenderem que por meio do currículo podem levar o aluno a refletir, conscientizar e melhorar a realidade que este está inserido.

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