Para que haja
uma aprendizagem significativa faz-se necessário que o currículo valorize os
conhecimentos prévios do aluno, bem como a realidade dos mesmos, tornando-se
sem dúvida um desafio para o professor e esse desafio torna-se ainda maior
devido ao nosso sistema de ensino.
Segundo
Saviani o sistema de ensino é definido como unidirecional, em que há
preocupação apenas com o ensino ministrado na escola, distinguindo-se do
sistema de educação, em que há contextualização e preocupação com a formação do
cidadão. Por termos um sistema de ensino, onde o currículo já é pré-determinado, não havendo
uma relação de conteúdos com a realidade do educando, os professores são
transmissores do conhecimento e os alunos apenas devem reproduzir aquilo que
lhe é transmitido caracterizando-se como uma aprendizagem mecânica.
Para haver
mudança, é necessário que esta ocorra primeiro no sistema educacional do
Brasil, o sistema deve deixar de ter um caráter meramente administrativo e
funcionar como seu significado literal: conjunto de partes interdependentes ,
onde todos participam e todos executam.Ocorrendo essa mudança, conseqüentemente
refletirá no currículo das escolas brasileiras, levando-as a entenderem que por
meio do currículo podem levar o aluno a refletir, conscientizar e melhorar a
realidade que este está inserido.
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